domingo, dezembro 22, 2002

De graça, nem injeção na testa...

Os três maiores provedores de acesso pago à internet no Brasil -UOL, AOL e Terra- dizem que o acesso gratuito é insustentável como modelo de negócio.

a. Antes... "A conta não fecha. Não há como cobrir os custos só com publicidade e comércio eletrônico", afirma o diretor-geral do Terra, Fernando Madeira. A avaliação é confirmada pela empresa de consultoria Tendências, que analisou o impacto do contrato entre o iG e a Telemar sobre a concorrência no mercado de internet.

b. Depois... A Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Acesso à Internet), que representa 1.219 empresas no país, entrou com ações no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) contestando o contrato que autoriza a transferência de recursos da concessionária de telefonia fixa Telemar para o provedor de acesso gratuito iG (Internet Group do Brasil).

: link a.
: link b.

Enquanto as empresas travam esta briga de interesses, a Anatel não faz nada. Nem lança a tarifa única para acesso à Internet, nem consegue enxergar que a cobrança de provedor para conexões ADSL [Velox e Speedy] é um abuso. E nós, pobres usuários - em amplos os sentidos, continuamos a duras penas pagando pulsos nada convidatórios e bem longe de um acesso banda larga a um preço justo.