sexta-feira, agosto 27, 2004

"Você é o que você ama, não o que ama você" - Charles Kaufman em Adaptação

domingo, agosto 22, 2004

Perdeu, perdeu!

Sábado, meia-noite e pouco, Lapa, meu amigo estacionou o carro e chegaram dois caras: Perdeu, perdeu, perdeu... Perdi celular, dinheiro e identidade. O resto do povo que estava no carro perdeu também dinheiro. E pela primeira vez na vida acabo de fazer parte das estatísticas da criminalidade do RJ. Não é pra rir, nem pra chorar.

Chamamos uma patrulha que passava e narramos o ocorrido ao policial. Não deram nem uma voltinha pelo local aonde havia acontecido o crime. Mandaram nos para a 6a.DP... Chegando lá... Não era lá e a atendente foi super grossa e mal educada. Discuti com a atendente. Fomos para a 5a. DP... Chegando lá... Não era lá! Fomos assaltados há 20 metros da principal rua da Lapa e nos disseram que ali já era considerado responsabilidade da 7a. DP, lá em cimão de Santa Teresa. E a polícia queria porque queria nos convencer a subir aquilo tudo, escuro, de novo, passar pela mesma rua, erma, sem policiamento e iluminação. Desistimos de dar queixa. Daqui há um mês o Sr.Garotinho e a sua esposa, que brinca de governar, comemoram a queda nos índices de criminalidade enquanto eu começo a pagar as parcelas de um novo aparelho celular... Essa é a nossa polícia. Adorei a Delegacia Legal, principalmente a primeira aonde a atendente foi ríspida, grossa, intimidadora, achando que nós eramos culpados por estarmos nervosos e revoltados com a inoperância da instituição para qual ela trabalha. Ela deve ter pensado: Em pleno sábado me vem esse bando de otário registrar queixa aqui... Pô, logo agora que eu começei a jogar paciência!

E daqui pra frente eu devo achar o que desse lugar aonde eu nasci? Eu devo achar o que das pessoas que perdem seus parentes e tudo continua assim, sem solução, como se nada houvesse acontecido... Nojo. É este o sentimento. Eu tenho nojo dessa governadora, dessa polícia, dessa corja que tomou o poder de assalto, do triste estado que nosso Rio de Janeiro se encontra. Não me liguem para falar uma palavra de consolo, eu ainda não tenho dinheiro para um novo celular...