terça-feira, novembro 12, 2002

Remexendo em coisas no armário eu encontro uns álbuns de fotos. O passado está bem ali, impresso em papel alemão, como informa a propaganda. E a saudade está impressa na minha alma neste momento sem nacionalidade, a saudade hoje é universal. Aonde está Daniele ? Aonde está Mônica ? Aonde estão meus amigos, amigas e colegas ?Aonde estou que não encontro meu passado em lugar algum a não ser em fotografias que se gastarão e me gastarão com os anos ? Os filmes já foram revelados e os negativos nem são tão negativos assim como se achava, há coisas boas para se lembrar, há coisas ótimas para se lembrar, mas cadê os personagens ?

Eu paro e penso. Os personagens de hoje irão sumir e ser substituídos como os de ontem. Irão ? Me diga, por favor ! Sabendo esta resposta eu posso me casar já com todos meus amigos, amigas e até com os colegas ! Só não posso perdê-los para o tempo.

Eu paro e penso. É infantilidade, eu sei que é infantilidade querer parar o tempo mas...
Esquece cara, esquece porque é inevitável. Está vendo este risquinho aqui em cima dos seus olhos ? Amanhã vira uma marca do tempo, mais profunda que uma cicatriz. E isto não é problema seu, nem dos seus amigos e muito menos dos seus colegas. Acredite, você está crescendo ! Se lembra quando você tinha 12 anos e queria ir ao show do Hollywood Rock com a sua irmã e sua prima ? Se lembra quando você queria ser grunge que nem elas ? Então ! Você cresceu cara ! Você cresceu, pode colocar um piercing, pintar o cabelo de azul, rasgar aquela calça jeans, fumar maconha, fazer sexo. Cara você já pode ser pai faz um tempão ! Sabia ?

Eu sei, eu sei ! Não venha me explicar o óbvio e assassinar meu lúdico. De que me adianta toda esta possibilidade se o meu passado já não me é mais meu ?
Sim. Eu gostei de crescer, aprendi tanta coisa. Aprendi muito mais depois que saí do colégio. Mas o tanto mais que aprendi abriu meus olhos e me fez enxergar a realidade nua e crua. Quando eu tinha meus 12 anos...
Fazem quase dez anos cara ! Uma década ! Você quer voltar uma década ?
Não ! Eu não disse isso e também não importa voltar ao meu passado.
Nunca fui feliz, nunca. Porém enxergava menos infelicidade no mundo quando tinha meus 12 anos.

Escute. Está vendo o horizonte ali ? Ali ó, aquela linha escura por causa da poluição.
Estou.
É pra lá que você deve olhar, pra lá. E não para o calçadão. Me compreende agora ?

Ah... Aquela festa à fantasia... Eu estava vestido de gótico !
Ah... Aquele dia que eu resolvi fotografar a turma toda... Qual o nome desta menina mesmo ?
Ah... Se lembra quando...

Quando o quê ?
Quando a gente era feliz e não sabia !

Os álbuns de fotos voltam para onde estavam e eu fecho o meu passado material dentro do meu armário empilhado com uns cds velhos que eu não quero mais ouvir.
Agora tudo o que sinto é saudade.
Sau-da-de.
Sentimento sem tradução para nenhuma outra língua.
I miss you so – é só eu sinto sua falta, nunca SAUDADE.

Sim, o papel do filme era alemão.
Mas minha saudade não.

Nenhum comentário: